Algumas melhorias escondidas no windows 10

0
977

A moda da vez agora para sistemas operacionais é o novo windows 10 que instalado em computadores já supera qualquer outro sistema desenvolvido pela microsoft. Um dos motivos é que qualquer maquina com windows 7 ou 8.1 pode atualizar para o windows 10. Mas a pergunta que não quer calar, esse novo sistema é melhor por que? Por que devo atualizar meu Computador?

Pensando nisso a Pplwere, postou um artigo dizendo o que a microsoft mudou que talvez você não percebeu, não vamos falar aqui de todas as melhorias, apenas das melhorias escondidas.

windows 10

Foi falado do aumento da performance no arranque, que demora agora ainda menos tempo, da Cortana, que agora aceita notas escritas e que permite aos utilizadores marcar eventos em função da localização.

O próprio Edge teve melhorias anunciadas, com a presença de pré-visualizações nos separadores e com a possibilidade de serem sincronizados os favoritos e lista de leitura.

win10_11.jpg

 

Mas para além destas melhorias óbvias, a Microsoft colocou dentro do Windows 10 outras, que tem estado a testar com os Insiders desde que lançou o Windows 10 e que agora chegam a público.

Vamos conhecer, dessas novidades, as mais marcantes e que podem ser úteis para quem já actualizou o Windows 10 e o quer conhecer a fundo.

Menu Iniciar mais largo

A presença do Menu Iniciar é algo que há muito era pedida. A Microsoft cumpriu e no Windows 10 o Menu Iniciar voltou.

Mas esta nova actualização trouxe algo novo. O Menu Iniciar está maior e com a possibilidade de ter muitos mais Tiles.

Depois de suportar 512 tiles passou agora a poderem ser usados 2048. Também passou a ser possível ter mais uma coluna.

win10_005

Casting no Edge

windows10_update_2

As novidades do Edge foram conhecidas hoje e focam-se na usabilidade. Mas a Microsoft tem, de forma silenciosa, trabalhado noutras áreas do seu browser.

Uma delas chegou com a actualização de ontem e permite que os utilizadores façam casting dos seus conteúdos do browser para um dispositivo externo, desde que tenha Miracast ou DLNA.

Podem, por isso, contar com o envio de vídeo ou de outros conteúdos directamente do Edge para uma Chromecast ou uma Xbox One. Encontram já esta opção no menu do Edge.

Nova aplicação de Mensagens+Skype

A Microsoft tem tentado juntar numa única aplicação todas as componentes de comunicação do Windows 10, conseguindo também ligar-se ao Windows 10 Mobile e tornar estas plataformas num hub de comunicações.

Por essa razão o Windows 10 tem agora uma nova aplicação dedicada às mensagens, onde o Skype tem um lugar de destaque. Num futuro próximo, por aqui, será possível enviar mensagens, recorrendo ao Windows 10 Mobile.

Nesta versão/actualização, esta aplicação está já presente, mas ainda numa versão muito preliminar, que deverá evoluir e ser actualizada, directamente da loja de aplicações do Windows.

Janelas coloridas

A imagem do Windows 10 face às versões anteriores é um avanço muito positivo. Está mais polido e mais agradável à vista, sendo por isso muito mais interessante.

Mas algo que existia nas versões anteriores e que agradava a muitos, era a possibilidade de ter uma costumização extra, que permitia a possibilidade de escolher as cores das janelas.

Isso voltou nesta actualização e pode-se agora gerir as cores da barra de tarefas.

w10_002

Menus de contexto adaptados

Os menus de contexto do Windows 10 foram motivo de queixa desde que ele foi lançado. Com o passar do tempo as opiniões dos utilizadores foram-se acumulando, o que levou a que a Microsoft tivesse de trabalhar estes menus.

A resposta está agora presente no Windows 10 e os menus de contexto estão francamente melhores. No Menu Iniciar estes passam a disponibilizar  submenus e um conjunto de “opções rápidas” (ex. redimensionar).

win10_009

Ainda não é a solução perfeita, mas o caminho está decidido. Só falta à Microsoft terminar o trabalho que iniciou.

Multitasking

Ao nível do multitasking há também algumas novidades. Se não tem o multitasking activo pode fazê-lo emDefinições > Multitasking

win10_006

Modo Tablet

Esta novidade que a Microsoft trouxe com o lançamento do Windows 10 está agora melhor, mais madura e mais simples de usar.

São pequenas mudanças que fazem diferença para os utilizadores de equipamentos híbridos.

win10_9

Gestão de posicionamento de janelas

Para facilitar a gestão das janelas, quando posicionadas lado a lado, a Microsoft colocou nesta actualização do Windows 10 algumas melhorias.

O alargar de janelas, quando posicionadas lado a lado, agora ajusta-as às duas, deixando assim de ficar sobrepostas.

win10_10

Agora é possível activar o Windows 10 com a chave do Windows 7,8 e 8.1

Agora é também possível activar directamente no Windows 10 com a chave do Windows 7,8 e 8.1. Para isso basta ir a Definições > Actualizar e Segurança > Activação

w10_001

Há várias novidades adicionais, que a Microsoft também deixou disponíveis, mas que competem ao utilizador descobrir. São pequenos pormenores que vão colocar o Windows 10 bem acima do que podemos encontrar noutros sistemas.

A actualização de ontem mostrou também que o Windows 10 não é ainda um produto terminado, mas tal como a Microsoft queria, será constantemente melhorado, para dar aos utilizadores o melhor.

Fonte: Pplwere

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA