Fazer malabarismos exercita o cérebro?

0
703

juggling-exercise-brain-1

Segundo pesquisas, os benefícios do malabarismo não são apenas para artistas tentando trabalhar numa multidão. É um exercício aeróbico, desenvolve a força do núcleo, o foco necessários para lançar vários objetos de mão em mão pode ser uma distração de aliviar o stress. (Isto é, contanto que você não está fazendo malabarismos com machetes ou tochas.)

Acontece que malabarismo é um treino para o seu cérebro. Juggling melhora a coordenação mão-olho, reflexos, visão periférica e uma série de outras habilidades motoras [fonte: Rosenberger]. Pesquisas recentes têm demonstrado que malabarismo pode afetar o tamanho do seu cérebro. Vários estudos têm mostrado uma correlação entre malabarismo e mudanças na massa cinzenta do cérebro, os corpos celulares responsáveis ​​pela computação e processamento dentro do cérebro, e substância branca, as fibras nervosas que ligam diferentes partes do cérebro por meio de impulsos elétricos.

Um experimento de 2004 por pesquisadores da Universidade de Regensburg, na Alemanha, descobriram que um grupo de 12 malabaristas inexperientes que praticavam o esporte por três meses teve um aumento de 3 a 4 por cento na massa cinzenta na área de mid-temporais e do sulco intraparietal posterior esquerda – áreas do cérebro utilizada em alcançar ou agarrar de objetos em sua visão periférica. (Um grupo de controle não experimentaram nenhuma mudança em tudo.) O aumento foi temporário, no entanto: Outra varredura tomado três meses mais tarde mostrou que estes aumentos diminuiu 1 a 2 por cento, uma vez que deixou de fazer malabarismos [fonte: ScienceNews].

Em 2008, um estudo da Universidade de Hamburgo apresentaram resultados semelhantes nos cérebros de adultos mais velhos. Malabaristas mostrou aumentos na massa cinzenta no hipocampo (uma parte do cérebro envolvida na formação e processamento de memórias), núcleo acumbentes (centro de prazer do cérebro) e centros visuais. Os ganhos foram embora no prazo de três meses, mas as mudanças sugere que o envelhecimento do cérebro retém neuroplasticidade – a sua capacidade de mudar e crescer em resposta a novas experiências[Fonte: howstuffworks].

Juggling também afeta substância branca, de acordo com um estudo realizado pelo Centro Oxford de 2009 para Ressonância Magnética Funcional do Cérebro. Pesquisadores encarregada 12 malabaristas novatos com 30 minutos de prática todos os dias durante seis semanas. Os malabaristas mostrou um aumento de 5 por cento em massa branca na intraparietal [Fonte: sulco BBC]. As varreduras do cérebro tomado quatro semanas após os indivíduos pararam de praticar mostraram que aumentos na matéria branca e cinzenta permaneceu. Os autores do estudo acreditam que as mudanças decorrem do tempo gasto treinando uma nova habilidade complexa, em vez do nível de especialização atingido, e que os efeitos provavelmente seria visto se os sujeitos tinham aprendido uma habilidade complexa diferente. Mas as chances são se o seu cérebro está bloqueado no ritmo de malabarismo, você não está pensando em fazer muito mais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA