Preferência musical pode revelar sobre sua personalidade

Os pesquisadores conduziram a experiência com mais de quatro mil participantes, a maioria recrutada por meio de um aplicativo do Facebook.

0
2043

music
Rock, folk, ou jazz? O seu gosto musical pode falar sobre suas características e falar muito sobre sua personalidade, será? m um estudo publicado no periódico científico PLOS ONE, psicólogos mostraram que indivíduos com tendência a ser mais empáticos, ou seja, com uma grande capacidade de compreender a mente de outras pessoas, preferem músicas mais emotivas. Já as pessoas sistemáticas, que gostam de analisar regras e padrões, preferem músicas mais complexas.
Os pesquisadores conduziram a experiência com mais de quatro mil participantes, a maioria recrutada por meio de um aplicativo do Facebook. Os voluntários tiveram que responder a um questionário com características da própria personalidade e depois ouvir e avaliar 50 músicas de 26 gêneros diferentes.
A conclusão mostrou que as pessoas muito empáticas tinham tendência a preferir músicas mais suaves, despretensiosas e contemporâneas e, normalmente, não gostava de canções intensas, como punk e heavy metal, por exemplo. Em contraste, aqueles que apresentaram alto grau de sistematização ouviam mais músicas pesadas e não gostavam de gêneros mais leves.
Segundo os pesquisadores, a pesquisa destaca como o nosso gosto musical pode ser um espelho de nós mesmo, mostrando como nos expressamos socialmente, emocionalmente e cognitivamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA